sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cada Qual com sua Cor




Iniciamos a aula pelo relaxamento e aquecimento vocal.

A seguir ouvimos a história do camaleão da Ruth Rocha e cantamos a música do camaleão aprendida na aula anterior.

Desta vez, as crianças descobriram através da estória que as diferenças são importantes e cantamos mudando a letra todas as vezes que se falava da cor.Foram várias as cores que o camaleão adquiriu e várias as cores que nossas vozes puderam ter.

às vezes cantávamos mais "escuro" mais sombrio, às vezes cantávamos mais "claro" mais feliz.O grave virou escuro e o agudo virou claro.Pelo menos naquele momento.

Aproveitamos e inserimos os pulsos e os acentos e nossa aula virou uma festa!!!!
Abraços,
Aline e Vânia

sexta-feira, 17 de abril de 2009

teatrando cantigas infantis

Em sub- grupos divididos conforme canções de roda sorteadas, a partir de um jogo de espaço, escuta de olhos fechados,cada equipe se empenhou em elaborar ações que representassem a narrativa proposta pela cantiga. Num segundo momento, essa narrativa de ações ganhou a interferência de diálogos ppropostos pela platéias, as quais deveriam ser dublados.Instigados pelos quebras-cabeças, costruídos pelos alunos da turma de segunda feira, as crianças solicitaram a utilização da brincadeira para o encerramento do encontro.
Concluimos a semana com nossa reunião pedagógica, que tratou entre outros assuntos, de questões burocráticas, de questões relativas a utilização do espaço de lanche das crianças simutaneamente as atividades físicas do setor de esporte CEU Sapopemba, de questões relativas ao blog, da transfêrencia de data de reunião prevista com os pais em virtude da data anterior coincidir com a oficina de DJ(de muito interesse por parte dos alunos matriculados no PIA) e por ainda, termos no mesma data a inauguração da exposição "O Diário de Anne FranK" em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos.
Saudações Aline e Vânia

domingo, 12 de abril de 2009

Olha o camaleão!!!!






Iniciamos nossa aula pelo tradicional relaxamento.A seguir fizemos a chamada.
A primeira atividade foi baseada em Dalroze e Orff, utilizando uma canção folclórica.


Olha o camaleão


Olha o rabo dele


Segura esse nego


Senão ele cai


O cachimbo era de ouro


É de samburá!


As crianças em fila, seguiram movimentando-se ao ritmo da música e cantando.Diversos movimentos foram feitos feitos à maneira de "seu mestre mandou" porém a fila não se desfez e a música permaneceu contínua.Fizemos uma alusão à mudança de cor do camaleão e à mudança de cor do som.Assim cantamos de maneira mais escura, mais clara alternadamente.
A seguir os mesmos movimentos foram adicionados à criação de cenas baseadas em estórias criadas pelas crianças sobre o camaleão.


Abraços,
Feliz Páscoa,
Aline e Vânia

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Explode Coração

Hoje tem brincadeira? Foi a partir desse quastionamento que demos continuidade a pesquisas das brincadeiras que fazem parte da memória do grupo.Dessa vez, investimos numa variante do tradicional pega-pega _ onde os corpos pegos, explodiam em movimentos e sons.
A partir da vivencia, outras propostas foram lançadas, visando o trabalho de conceitos como movimentos contidos e expandidos, pulso e acento.
Cada criança foi convidada a propor acentos elaborados a partir de movimentos corporais variados, enquanto os demais membros do grupo se esforçavam para manter a pulsação e os acentos propostos, construindo belas coreografias e melodias inusitadas.
Na seqüencia as crianças ainda continuaram trabalhando tais conceitos a partir do desafio de ter que detectar o mestre que conduzia uma sequencia ritmica de movimentos e sons a uma roda responsável por reproduzir a proposta. A aula foi finalizada com uma variação do jogo imagem_ ação, onde também os sons pertinentes aos elementos surpresas a serem concretizados, também fizeram parte do desafio. Explodindo a imagin ação, finalizamos a aula.
Durante a nossa prá-la de tradicional reunião pedagógica de sexta feira, avaliamos as práticas de divulgação do projeto e contato com as escolas do Entorno, feitas durante a semana pelo arte- educador Regis. Reavaliamos a reunião propostas aos pais,onde pretendemos abordar questões relativas, a prática do projeto (tais como: lanche saudável, o compartilhamento de alimentos,alimentos indesejáveis, frequencia, adequação de vestimentas, e etc) exposição dos frutos já colhidos nesses meses e dinâmicas que favoreçam a discussão dos temas, meio ambiente, família (como a idéia de se incluir na recepção dos pais e crianças uma vivencia de um contato físico).
Abordamos ainda, questões referentes a otimização e limpeza do espaço, além de retomarmos as impressões e o prolongamento das atividades vistas e registradas pelas parceiras reponsáveis pela coordenação do projeto no Ceu Sapopemba _ Márcia e Tati.
Sem mais, deixamos nossas tradicionais saudações: Aline e Vânia