domingo, 30 de novembro de 2008

Enfim, na sala de aula

Enfim, na sala de aula:Iniciamos nessa segunda feira 01 de novembro, as atividades diretas com os alunos. Contudo, em virtude da necessidade de continuidade de atendimento aos pais e prosseguimento de ligações as famílias pré-inscritas no projeto e demais ações para a obtenção de novos inscritos, durante toda semana um dos educadores permaneceu atendendo os responsáveis, organizando grades de horário, e saneando dúvidas sobre o projeto.
1/12 _Segunda-feira_ No decorrer do primeiro dia de aula tivemos 45 alunos de faixas etárias diversas. No início do encontro, tivemos muitos responsáveis ainda interessados em inscrever suas crianças, realizar trocas de horários, ou apenas necessitando de informações extras. Algumas crianças não estavam inscritas para as aulas da manhã de segunda, no entanto, em virtude do pequeno número de presentes, optamos por permitir que alunos inscritos em outro horário fizessem parte desse encontro, que foi realizado conjuntamente com os seguintes professores: Virginia, Reges, Vânia, Aira, Juliana e Aline, além dos alunos presentes nessa aula inaugural.Depois de estruturado o ambiente de aula, recepcionamos os alunos com propostas de interação entre os participantes, percepção e apropriação do espaço. Foi solicitado as crianças que caminhassem pelo espaço com ritmos distintos, procurando preencher os espaços vazios, acordar o corpo e se se apresentar de forma lúdica a um colega.Na seqüência, foi proposto que os alunos se apresentassem a partir de um gesto, a ser repetido pelo coletivo em ritmo distinto do que havia sido apresentado inicialmente; um outro jogo rítmico envolvendo a atenção e concentração e ainda um coral e regência de ritmos vocais e corporais criados a partir do nome dos alunos presentes.Após o intervalo, onde pode se perceber que nem todas as crianças, apesar de avisadas trouxeram lanche, e que a maioria dos lanches eram pouco saudáveis, retomamos a aula com atividades tais como: seqüências rítmicas, jogos como mocinhos da Europa e contação de histórias a partir do estimulo externo e construído pelo coletivo. A aula foi finalizada com seqüências de movimentos manuais, que a princípio foram repetidos por todos e posteriormente, foram feitos individualmente conduzindo os presentes a um estado de concentração e relaxamento. Finalizamos o encontro com uma avaliação da vivência,que segundo relatos dos participantes foi bem satisfatória; além de informes gerais.
3/12 _Quarta-feira: Cerca 40 alunos freqüentaram as aulas desse dia, que foram trabalhadas pelas duplas, segundo divisão de faixa etária. Havia 20 crianças de 6 a 8 anos destinadas as aulas de música e teatro. Dando continuidade ao processo de entrosamento dos participantes foi proposto um jogo de divisão rítmica dos nomes dos presentes Na seqüência os participantes foram convidados a interagir com o espaço, a partir de experimentos e observação das propriedades e substâncias do espaço em ritmos, planos, direções distintas; foi proposto ainda, a construção de figuras no espaço a partir da elaboração de esculturas construídas a partir da moldagem de elásticos.Tal proposta foi redimensionada com a adição de estímulos musicais que propiciaram improvisações feitas a partir de diversos sons propostos e construção de paisagens sonoras.Após um relaxamento, também a partir de estímulos sonoros, as crianças foram convidadas a avaliarem a vivência de todo o encontro através grafia, gerando praticamente o conceito de partitura como registro.O encontro foi encerrado com trocas de processo entre turmas _ apresentação dessa partitura e apreciação do trabalho produzido pela outra turma presente nas aulas dos colegas de música e dança inscrito no mesmo dia e horário.
05/12 _ Sexta feira _Reunião:Nessa reunião, foram discutidos assusntos relacionados a estruturação, planejamento e registro das atividades do projeto.

Um comentário:

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.