sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pela primeira vez no Teatro

Iniciamos nossa aula pela chamada seguida do relaxamento.
A seguir realizamos nosso ensaio para a mostra do dia 14 de novembro no Teatro.
As crianças vibraram, sentiram-se artistas com seu seis aninhos.Soltaram-se, cantaram, movimentaram o corpo, a exemplo do trabalho realizado durante o ano baseado em Dalcroze,fizeram percussão corporal.
Ah!!!!E as luzes!!!!Enlouqueceram com a iluminação sobre cada um.Mas não perderam a concentração, afinal querem muito realizar este trabalho.
Na sexta feira, nossa reunião artístico pedagógica,foi realizada no Teatro, onde nossa coordenadora Márcia Salgado realizou com os arte educadores uma atividade de sensibilização corporal, bastante produtiva, emocionante, necessária à uma equipe em crescimento.
Saudações,
Vânia

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Complementando nosso trabalho

Durante todo o ano fizemos um trabalho de pesquisa sonora, rítmica, corporal,registramos tudo isto em partituras não convencionais e agora o trabalho deste período já começa a ter um formato.
Que formato seria esse? Uma canção escolhida por eles (pertencente ao repertório) e uma canção compostam também por eles. Neste momento com o trabalho de respiração, de canto, de vivência corporal das canções, de vivência emocional, de jogos lúdicos que remetessem a este trabalho em especial também já estando concretizado, as crianças puderam começar a escolher o formato de nossa "apresentação" na mostra do PIÁ no dia 14 de novembro.Qual o formato?????Aguardem!!!!!!!
Na sexta feira, em nossa reunião artístico pedagógica, lemos e discutimos as "Questões de Formação Pedagógicas", oriundas das filipetas geradas pelos arte educadores em reunião na Galeria Olido.
Percebemos que o GT do PIÁ (grupo de trabalho do PIÁ) vem desenvolvendo um trabalho extremamente importante.Ainda nos assustamos com algumas questões que demonstram a falta de conhecimento em relação às diretrizes do trabalho e sua importância, mas de maneira geral, sabemos que discutir, argumentar, pesquisar, buscar, ainda é o caminho.
Saudações,
Vânia

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Grafando nossas Partituras

Depois de criarmos nossas canções, de trabalharmos vários ritmos, vários movimentos, de sentirmos e conversarmos sobre as nossas sensações "criativas", decidimos grafas nossas partituras.
O resultado foi de imensa beleza e criação de uma "escrita" musical individual mais inteligível àqueles que a fizeram e cada um apresentou sua idéia de escrita musical aos colegas.
Estamos crescendo.Já sabemos que podemos registrar nossas canções não somente na memória mas também no papel.
Na sexta feira tivemos nossa reunião nas dependências da Galeria Olido.
Saudações,
Vânia

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Um pouco de brincadeira para fixar a Música

Iniciamos nossa aula pelo relaxamento, seguido da chamada.
Em seguida aquecemos nossas vozes para o processo a seguir.
Cantamos nosso repertório, as crianças estão empolgadas.Após cantarem aproveitaram para realizarem movimentos, de acordo com o que sentiam através das músicas trabalhadas.
Como jogos de percepção foi feita a "cabra cega" utilizando caxixis e o jogo das "flechas" direcionadas a cada criança, com o intuito de trabalhar a concentração e o ritmo.
Trabalhamos ainda a respiração através de bexigas que foram exaustivamente enchidas, sendo levadas para a casa com as crianças.
Na sexta-feira, tivemos nossa tradicional reunião artístico pedagógica nas dependências do CEU Sapopemba.
Saudações,
Vânia

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E o trabalho continua...

As crianças têm se dedicado a cada dia ao processo de criação, tanto de cantar e ritmar mulher rendeira, através de instrumentos de percussão, quanto de trabalhar no "arranjo" da canção por eles composta.
Ainda trabalhando esta canção, estes iniciaram a criação da partitura não convencional da música "Ouvindo o som do Mar", trabalho que será finalizado na próxima aula.
Baseados em Laban e Dalcroze, realizaram movimentos corporais através de diversas atividades o que aguçou ainda mais sua criatividade, trazendo à tona milhares de idéias fantásticas para o processo criativo.
Saudações,
Vânia